Senado já tem assinaturas para instalar CPMI dos atos de 8 de janeiro; coleta de assinaturas continua na Câmara. VÍDEO!
Parlamentares com algum compromisso com a verdade estão organizando uma CPMI para investigar todos os atos ocorridos no dia 8 de janeiro. Para instalar uma comissão mista, são necessárias 27 assinaturas de senadores e 171 assinaturas de deputados. O pedido de CPMI para investigar todos os atos do dia 8 de janeiro já conseguiu as assinaturas necessárias no Senado Federal.
O deputado federal André Fernandes relatou que o
número de 27 assinaturas foi atingido, e parabenizou os senadores que
assinaram:
Parabéns aos senadores:
1- Zequinha Marinho
2- Rogério Marinho
3- Magno Malta
4- Wellington Fagundes
5- Izalci Lucas
6- Mecias de Jesus
7- Eduardo Girão
8- Plínio Valério
9- Esperidião Amin
10- Flávio Bolsonaro
11- Alan Rick
12- Carlos Portinho
13- Astronauta Marcos Pontes
14- Jorge Seif
15- Hamilton Mourão
16- Jaime Barattoli
17- Damares Alves
18- Luís Carlos Heinze
19- Eduardo Gomes
20- Ciro Nogueira
21- Styvenson Valentim
22- Wilder Morais
23- Cleitinho
24- Tereza Cristina
25- Marcos do Val
26- Sergio Moro
27- Marcio Bittar
André Fernandes disse: “O número mínimo de assinaturas no Senado já foi alcançado, que é 1/3. Mesmo assim vale a pena checar se o SEU senador assinou ou não. Você tem o direito de cobrá-lo”. O deputado também explicou: “Por que CPMI e não uma CPI? De acordo com o art 21. do Regime Comum do Congresso, basta que a CPMI seja requerida por um terço dos membros da Câmara e do Senado para ela ser instaurada de forma automática, sem precisar do aval do Presidente do Congresso”.
O senador Esperidião Amin divulgou a CPMI ao assinar o pedido, e pediu aos colegas que assinassem. Ele disse: “Assinamos o requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI – para que possamos apurar os fatos do dia 8 de janeiro. Já temos 23 assinaturas - das 27 necessárias no Senado. Chegaremos lá para conhecer a verdade sobre omissões!”
O senador Luis Carlos Heinze disse: “Assinei hoje o requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI – para que possamos apurar os fatos do dia 8 de janeiro. Esse é o segundo pedido nesta direção que endosso, com a diferença que a investigação de agora deve reunir deputados e senadores, promovendo mais equilíbrio entre as forças políticas. O Brasil quer saber nome e sobrenome de TODOS os responsáveis. O Brasil tem hoje quase mil presos políticos, grande parte de forma arbitrária”. O senador se referiu ao pedido de CPI feito pelo deputado Marcel Van Hattem, de uma CPI que investigue os abusos de autoridade do STF e TSE, que também busca assinaturas.
O senador Eduardo Girão divulgou um vídeo explicando a urgência e necessidade da CPMI e disse: “ASSINEI CPMI DO ATEN***! Quem participou por ação ou omissão do 8/1, seja de direita, esquerda ou infiltrado, deve ser punido exemplarmente com o devido processo legal. Por que o Governo Lula desmobilizou forças policiais se a ABIN informou a gravidade do ato? Que a Verdade apareça para o triunfo da Justiça. Paz & Bem”
O senador Magno Malta questionou os motivos pelos quais os parlamentares de extrema-esquerda estão tentando impedir a CPMI e disse: “eu estou acostumado com CPIs e grande CPIs, e sei que é necessário para que inocentes não paguem no lugar de quem cometeu os crimes”.
O senador Flávio Bolsonaro disse: “Os atos do dia 8 foram tristes, lamentáveis e injustificáveis! Precisamos investigar e punir todos os envolvidos! Por qual razão alguns estão com medo dessa CPMI? Só queremos a verdade, nada além da verdade!”.
O senador Carlos Portinho afirmou: “Assinei a CPMI para investigar a responsabilidade por ação ou omissão de TODAS as autoridades no evento do dia 8 janeiro. O governo já estava governando. Ou não”.
O deputado Carlos Jordy pediu: “Justiça pelos inocentes presos após o 8 de janeiro. Repudiamos os atos de vandalismo, mas muitas pessoas foram presas injustamente, sem terem cometido crimes. Se Lula colocou sigilo nas imagens e não quer a CPMI, é porque ele tem algo a esconder. Queremos justiça!”.
Embora as 27 assinaturas de senadores sejam suficientes para a instalação de uma CPI, os parlamentares buscam uma CPMI para evitar que os presidentes das casas legislativas encontrem pretextos para não permitir a instalação da comissão. A CPI dos abusos de autoridade do STF e do TSE, por exemplo, não foi instalada porque o presidente da Câmara, Arthur Lira, alegou que o fim do ano estava próximo e havia uma fila de outras CPIs que também não tinham sido instaladas. As vítimas continuam sofrendo abusos enquanto os parlamentares tentam reunir assinaturas pela segunda vez.
FONTE: FOLHAPOLITICA.ORG
Nenhum comentário