/> SALÁRIO MÍNIMO 2023: LULA poderá esperar até maio para aumentar VALOR do SALÁRIO MÍNIMO - Folha da Política

Breaking news

SALÁRIO MÍNIMO 2023: LULA poderá esperar até maio para aumentar VALOR do SALÁRIO MÍNIMO


Com o início de 2023, diversas pessoas pressionam o governo do presidente Lula sobre o aumento do salário mínimo 2023, já garantido no Legislativo.

O valor maior já aprovado após a PEC da Transição eleva em 18 reais o salário mínimo definido pelo ex-presidente Bolsonaro (PL) para 2023.

O problema é que Lula não editou uma Medida Provisória (MP) que ponha em vigor o salário mínimo de R$ 1.320, o mesmo ocorre com o novo Orçamento de 2023.

As informações apuradas pelo Estadão é que, por conta de questões orçamentárias, a equipe econômica do Governo Lula estaria defendendo o atraso do aumento do salário mínimo. Esse adiamento poderia chegar até maio de 2023.

Nesta segunda-feira (09) o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, faria um pronunciamento sobre o tema, mas encontro foi cancelado após a invasão em Brasília.

Como fica questão do SALÁRIO MÍNIMO 2023 por enquanto?

Enquanto Lula não emite uma MP para aumentar o salário mínimo, fica vigente a medida de Bolsonaro. Ou seja, até uma nova definição de Lula, o salário mínimo de 2023 é R$ 1.302.

O problema orçamentário foi causado por um erro de cálculo após um represamento na entrada de aposentados no INSS, inserindo diversos beneficiados de uma vez, ao fim da gestão Bolsonaro. Essa situação aumentou os gastos públicos e dificultou o aumento do salário mínimo 2023.

 LEIA TAMBÉM: 

























Nenhum comentário