/> Lula volta a cobrar em Março imposto federal sobre gasolina e etanol tirado por Jair Bolsonaro em 2022 - Folha da Política

Breaking news

Lula volta a cobrar em Março imposto federal sobre gasolina e etanol tirado por Jair Bolsonaro em 2022



Desoneração foi prorrogada pelo governo federal até o fim de fevereiro

O PIS/Cofins e o Cide foram zerados no último ano da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e prorrogados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por dois meses, no caso da gasolina e do etanol, e por um ano, no caso do diesel e do gás de cozinha.

A ideia de Haddad é contar com essa fonte de arrecadação para melhorar o cenário de déficit projetado no Orçamento deste ano, que é de R$ 220 bilhões. Quando assumiu o ministério, Haddad prometeu "garantir equilíbrio e sustentabilidade fiscal".

O governo, por outro lado, projeta que até março, quando voltariam os impostos, o senador Jean Paul Prattes já tenha tomado posse da presidência da Petrobras, o que facilitaria a mudança da política de preços da estatal, e, consequentemente, reduziria o preço dos combustíveis.

Ainda sobre a retomada dos impostos, o governo avalia que a desoneração sobre o diesel e sobre o gás de cozinha será mais difícil de mexer, já que impacta diretamente os mais pobres e os caminhoneiros, grupo com influência em Brasília e que sempre teve aderência à Bolsonaro.

FONTE IG.COM.BR


Nenhum comentário