/> Putin declara que novo míssil nuclear, o ‘SATAN 2’ o destruidor de países, está quase pronto - Folha da Política

Breaking news

Putin declara que novo míssil nuclear, o ‘SATAN 2’ o destruidor de países, está quase pronto



Declaração foi concedida quando a invasão da Ucrânia completa 300 dias

No mesmo dia em que a invasão da Ucrânia completa 300 dias e o presidente ucraniano é recebido nos Estados Unidos, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que o míssil russo hipersônico RS-28 Sarmat — apelidado de Satanás 2 — estará pronto para ser lançado em um futuro próximo.

O Sarmat é um míssil balístico intercontinental, testado pela primeira vez neste ano. Capaz de levar 15 ogivas, ele alcança até 18 mil quilômetros. Putin já tinha dito, durante os primeiros testes, que o sistema é “capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis”.

Nesta quarta-feira, 21, num discurso para militares de alta patente no Conselho do Ministério da Defesa da Rússia, ele voltou a falar sobre o míssil. “Pela primeira vez, iremos utilizar os mísseis balísticos intercontinentais Sarmat. Há alguns atrasos, mas não mudam o nosso plano. Será implementado”, afirmou.

No discurso, ele também disse que a Rússia irá aumentar o seu potencial militar e que “não há limites orçamentários” para a renovação das Forças Armadas. “O governo e o país estão a assegurar tudo o que o Exército precisa”. Putin também falou em necessidade de desenvolver “novos sistemas de ataque” e “melhorar os sistemas de comunicação” entre os militares, e acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de usar “quase todas as suas capacidades militares contra a Rússia”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se encontra às 16 horas (horário de Brasília) com o presidente Joe Biden, que deve anunciar um pacote de ajuda à Ucrânia, de cerca de US$ 2 bilhões, que incluirá uma bateria de mísseis Patriot, um dos sistemas mais eficazes na defesa aérea.

 LEIA TAMBÉM: 































Nenhum comentário