/> Mais de 1000 crianças vacinadas têm casos de miocardite na União Europeia - Folha da Política

Breaking news

Mais de 1000 crianças vacinadas têm casos de miocardite na União Europeia


Total representa um percentual de apenas 0,002% das crianças imunizadas

A União Europeia registrou 1.007 casos de miocardite e pericardite em crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19 com os imunizantes da Pfizer e da Moderna. O estudo foi divulgado em uma nota conjunta divulgada por autoridades de saúde portuguesas no último sábado (17). Do total, 901 casos aconteceram com vacinados da Pfizer e 106 com imunizados da Moderna.

Ao todo, 16,1 milhões de crianças foram vacinadas com a vacina da Pfizer e 34,1 milhões tomaram doses da vacina da Moderna na área da União Europeia. Ou seja, o total de casos de miocardite e pericardite representa um percentual de apenas 0,002% das crianças imunizadas.

No comunicado emitido pelas autoridades portuguesas, as entidades apontam que as doenças inflamatórias “são complicações conhecidas da Covid-19 e ocorrem com maior frequência após a infecção pelo vírus em comparação com a ocorrência observada após a vacinação”.

 LEIA TAMBÉM: 






























Além disso, as autoridades destacam que, de acordo com os dados disponíveis, “o desenvolvimento de miocardite e pericardite após vacinação segue um perfil clínico típico”, que geralmente apresenta “melhora após descanso ou tratamento”. O texto aponta que não foram identificados casos de miocardite em crianças entre os 6 meses e os 5 anos de idade.

A miocardite e a pericardite são doenças inflamatórias do coração que se manifestam geralmente a partir de características como falta de ar, dor no peito e batimento cardíaco intenso que pode ser irregular em forma de palpitações.


Nenhum comentário