Breaking news

Liz Truss é eleita pelo partido conservador nova primeira-ministra do Reino Unido


Conservadora superou o ex-ministro da Economia Rishi Sunak

A atual ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, foi escolhida nesta segunda-feira (5) como nova líder do Partido Conservador, ao superar o ex-titular da Economia, Rishi Sunak. Por conta da escolha dela para o cargo, Liz será, por consequência, indicada pelo partido para assumir o lugar de Boris Johnson como primeira-ministra britânica.

A responsável pela diplomacia superou Sunak nas primárias realizadas pelo partido, conforme anunciou a legenda, em solenidade realizada em Londres.

Terceira mulher a chegar ao cargo mais alto do Reino Unido, Liz terá pela frente uma série de desafios, entre eles, enfrentar a inflação, que deve ultrapassar 20% em dezembro. O Banco da Inglaterra prevê longo período de recessão econômica. Isso porque o país teve um dos lockdowns mais longos.

LEIA TAMBÉM: 

A cerimônia de transferência de poder ocorre, normalmente, no Palácio de Buckingham, em Londres, mas foi realocada para o Balmoral, para o conforto da rainha, de 96 anos, cuja saúde é frágil. Autoridades palacianas afirmaram que preferiram não perturbar os assuntos de governo, caso a rainha planejasse um retorno a Londres para a ocasião e subitamente tivesse de cancelar o evento.

Além da situação econômica, o Reino Unido será pressionado a manter o apoio à Ucrânia e as sanções contra a Rússia. E os britânicos também poderão entrar em um período de turbulência em suas relações com a União Europeia.

Lizz defende o fornecimento de armamentos pesados para o Exército ucraniano, além de impor mais sanções sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Mas evitou comentários incendiários a respeito de líderes estrangeiros.

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();