Lula compara atos pacíficos de 7 de Setembro com reunião do grupo terrorista supremacista Ku Klux Klan. (VÍDEO!)
Petista relacionou manifestações a favor do presidente Bolsonaro com atividades de organização racista dos Estados Unidos
Candidato à Presidência, Lula (PT) criticou os atos do presidente Jair Bolsonaro (PL) no 7 de Setembro, comparando os apoiadores do adversário ao grupo racista Ku Klux Klan (KKK). A declaração aconteceu na noite da quinta-feira 8, durante comício em Nova Iguaçu (RJ).
A Ku Klux Klan foi uma organização supremacista branca que cometeu uma série de atos de violência contra a comunidade negra nos Estados Unidos nos séculos 19 e 20. Uma das características do grupo era a vestimenta com capuz.
“Foi uma coisa muito engraçada, que no ato do Bolsonaro parecia uma reunião da Ku Klux Klan. Só faltou o capuz”, afirmou Lula, sobre os eventos de Brasília e do Rio de Janeiro, na quarta-feira 7.
Em seguida, Lula mencionou uma teórica falta de diversidade racial e criticou a protagonismo do empresário Luciano Hang no desfile cívico-militar em Brasília, junto a Bolsonaro na tribuna presidencial.
“Não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, não tinha trabalhador. O artista principal era o velho da Havan, que aparecia como se fosse o Louro José participando ativamente da campanha do Bolsonaro”, declarou o petista.
Assista ao comentário de Lula no vídeo abaixo, a partir de 1:10:41:
O comício petista na região metropolitana do Rio de Janeiro contou com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff. Já Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula, não esteve presente.
O ato em Nova Iguaçu também serviu para Lula tentar
impulsionar junto ao eleitor local as candidaturas de André Ceciliano (PT) ao
Senado e de Marcelo Freixo (PSB) ao governo fluminense.
É verdade. Fui com um afilhado de 12 anos ver a "concentração" em Porto Alegre,, que tinha um pingo de gente. Ele mesmo observou. Não tem nenhuma pessoa de cor, nem pessoa pobre. Todo mundo com tênis caro e todo mundo veio de carro ... ou de carrão. Ninguém chegou de ônibus. Essa gente não representa o povo brasileiro ,, Tipo a supremacia branca americana e a ku klux klan!
ResponderExcluir