Breaking news

OMS confirma 780 casos de varíola dos macacos em 27 países


No entanto, entidade afirma que número está subestimado devido às informações
epidemiológicas e de laboratório limitadas; Reino Unido soma 207 registros e Espanha 156

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o registro de 780 casos de varíola dos macacos, doença rara que provoca pústulas que se proliferam pelo corpo, febre, calafrios e dores, entre outros sintomas. A doença foi confirmada em 27 países onde o vírus não é endêmico. 

No entanto, segundo a entidade, o número de pacientes está subestimado devido às informações epidemiológicas e de laboratório limitadas. “É altamente provável que outros países identifiquem mais casos e que haverá maior expansão do vírus”, garantiu a organização de saúde do sistema ONU. 

Entre os principais países com atual incidência da doença estão Reino Unido (207), Espanha (156), Portugal (138), Canadá (58) e Alemanha (57). Além de Europa e América do Norte, foram registrados alguns casos em Argentina, Austrália, Marrocos e Emirados Árabes Unidos. 

“Embora o risco para a saúde humana e para o público em geral continue sendo baixo, o risco para a saúde pública pode ser elevado se o vírus conseguir se estabelecer em países não endêmicos como patógeno humano generalizado”, afirmou a organização.

 LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();