Vereadora candomblecista do PT quer tornar a entidade Xangô “guardião de Recife”


Liana Cirne afirmou que medida visa equiparar tratamento dado à padroeira católica

A vereadora Liana Cirne (PT), da Câmara Municipal do Recife, capital de Pernambuco, apresentou um projeto de lei para instituir o orixá Xangô como “Guardião da Cidade do Recife”. A medida, apresentada no dia 11 de janeiro deste ano, também estabelece o dia 30 de junho como Dia de Xangô no calendário recifense.

– Já que o mês de junho é considerado mês de festividades juninas, que o dia 30 de junho seja dedicado à celebração do Guardião da Cidade do Recife, encerrando as comemorações das festividades juninas – afirma a parlamentar.

Como justificativa para sua proposta, a petista alega que deve existir “isonomia de tratamento inter-religioso”, pois, segundo ela, “da mesma maneira que a cidade tem uma padroeira católica que celebramos respeitosamente, assim também os adeptos e cultuadores do candomblé lutam para que a representação do Orixá Xangô seja reconhecida”.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();