Breaking news

URGENTE: Rússia chega a Chernobyl, e há risco de acidente nuclear que pode atingir toda a Europa


Governo da Ucrânia teme que poeira radioativa se espalhe pelo continente

Tropas russas invadiram há pouco a zona proibida de Chernobyl, enquanto o Exército ucraniano luta para impedir que a antiga usina nuclear desativada seja tomada. A informação foi divulgada por lideranças ucranianas nesta quinta-feira (24).

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que seus militares estão resistindo no local, “sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, em referência ao maior acidente nuclear da história da humanidade, que fez com que a cidade de Chernobyl ficasse inabitada até os dias atuais.

Segundo o ministro do Interior da Ucrânia, caso o conflito na região danifique os coletores de lixo nuclear, a poeira radioativa pode se espalhar pela Ucrânia, Belarus e por países da União Europeia. Zelensky disse que a ordem de invadir Chernobyl é uma declaração de guerra de Putin a toda a Europa.

O ministério das Relações Exteriores da Ucrânia também se pronunciou sobre a invasão e reforçou que, “se a Rússia continuar a guerra, [o desastre de] Chernobyl pode acontecer novamente em 2022”.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();