Breaking news

General Mourão: ‘Ou Ocidente usa força, ou Putin vai agir como Hitler invadindo um por um dos países’


Vice-presidente acredita que Putin atacará outros países após conquistar Ucrânia

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, declarou nesta quinta-feira (24) que as lideranças dos países ocidentais devem usar a força contra a Rússia após a invasão à Ucrânia promovida pelo presidente Vladimir Putin. Caso contrário, segundo Mourão, Putin iniciará um plano de expansão semelhante ao da Alemanha nazista de Hitler.

– Tem que haver o uso da força. [É necessário,] Realmente, um apoio à Ucrânia maior do que o que está sendo colocado. Essa é a minha visão – disse Mourão a jornalistas ao chegar ao seu gabinete no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na análise do general, não é apenas Kiev que está ameaçada, pois, caso consiga anexar a Ucrânia, Putin irá avançar sobre outros países, começando pelos que compunham a antiga União Soviética.

– Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo vai ser a Moldávia, depois os Estados bálticos [Estônia, Letônia e Lituânia] e depois sucessivamente. Igual a Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30 – comparou.

Mourão disse que o Brasil tem se posicionado na Organização das Nações Unidas (ONU) em favor da soberania da Ucrania e “respeitando os princípios básicos do Direito Internacional”. Apesar das declarações, ele defendeu que, “por enquanto, não temos nenhuma outra coisa a fazer além disso”.

LEIA TAMBÉM:


Um comentário:

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();