Breaking news

Bolsonaro visita Jucurutu e Jardim de Piranhas-RN nesta quarta-feira(9) para chegada das águas da transposição do São Francisco


O presidente da República, Jair Bolsonaro, faz uma visita de dois dias à região Nordeste entre os dias 08 e 09 deste mês. No segundo e último dia, quarta-feira, Bolsonaro inaugura a chegada das águas do rio São Francisco no leito do rio Piranhas-Açu, no município de Jardim de Piranhas, a 300 quilômetros de Natal, na região do Seridó.

“Estão fazendo uma jegueata, vai ser uma festa maravilhosa”, chegou a dizer o presidente Bolsonaro, em sua live semanal nas redes sociais, da quinta-feira (03), ao anunciar que estará ao lado do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

“Não tem satisfação maior do que ver um irmão teu, que sempre sofreu com a falta de água, recebendo água”, completou Bolsonaro, que pretende voltar ao Nordeste em março, a fim de visitar alguns municípios beneficiados com a perfuração de poços artesianos pelo Exército Brasileiro.

O ministro Rogério Marinho que está neste sábado em Natal e no interior, entregando ações e vistoriando obras financiadas com recursos do MDR em Parnamirim, Nísia Floresta e São Paulo do Potengi, disse que Jair Bolsonaro desce em Juazeiro, Bahia, na terça de manhã, de lá segue para Salgueiro, em Pernambuco, depois segue para Jati, no Ceará passa por São José de Espinhara, na Paraíba.

 LEIA TAMBÉM:

Na noite do dia 08 chega de helicóptero e pernoita em Caicó e, no dia seguinte, Bolsonaro faz uma visita à barragem de Oiticica, em Jucurutu e às 11 horas, vai a Jardim de Piranhas. Depois de entregar o Eixo Leste da transposição do São Francisco, o presidente da República segue para Mossoró, de onde voa para Brasília.

Após mais de 13 anos do início das obras, os eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídos e as águas da transposição finalmente chegarão ao Rio Grande do Norte. O evento de chegada das águas, na cidade de Jardim de Piranhas, deverá contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, de prefeitos, vereadores e políticos da região do Seridó.

Para que os Eixos Leste e Norte estivessem concluídos e 100% em operação, cerca de R$ 3,5 bilhões foram investidos pelo Governo Federal desde 2019. Esse montante corresponde a quase 25% de total investido nas obras e a uma média anual de R$ 1,16 bilhão, a maior entre todas as gestões do Governo Federal.

“Além de investir em ações de acesso à água para a população no estado, nosso governo tb priorizou as obras da Barragem de Oiticica e autorizou o início da construção do Ramal do Apodi. Ações que vão garantir segurança hídrica ao Rio Grande do Norte”, assegura Marinho, que ainda assinala: “Isso vai contribuir para erradicar de vez a dependência do carro-pipa no nosso Estado”.

Os compromissos envolvem ações de mobilidade urbana em Parnamirim começa pela visita às 8:30 à Estação Boa Esperança, da Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que já está concluída e será inaugurada em breve. Na sequência, seguirá pelos trilhos até a Estação Cajupiranga, que está em construção.

Às 9 horas, será feita uma vistoria do andamento das obras no local e assinado um acordo de cooperação técnica para a construção de uma nova estação na Linha Norte da CBTU em Natal.

Já às 11 horas, está prevista a assinatura do termo que autoriza liberação de recursos para a elaboração de projeto básico para a implantação de um sistema de abastecimento de água que vai atender as comunidades Camurupim e Barreta, em Nísia Floresta.

Além disso, serão entregues os projetos para implantação de sistemas de abastecimento de água, açude e adutoras que beneficiam 13 municípios potiguares: Cerro Corá, Brejinho, São Tomé, Venha Ver, Macaíba, Caraúbas, Água Nova, Marcelino Vieira, Carnaubais, Ielmo Marinho, Itajá, Timbaúba dos Batistas e Carnaúba dos Dantas.

Por fim, Rogério Marinho estará em São Paulo do Potengi, às 15 horas, para assinar um acordo de cooperação técnica para a implantação de 49 sistemas dessalinizadores em 40 cidades do Rio Grande do Norte. Os equipamentos são parte do Programa Água Doce (PAD)..


Serviço:

Chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte

Data: 9/2/2022

Hora: 11 horas

Local: Clube Atlético de Piranhas - avenida Rio Branco, 230 - Vila do Rio, Jardim de Piranhas (RN)

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();