URGENTE: Trudeau primeiro-ministro canadense foge para esconderijo em meio a protestos de caminhoneiros contra passaporte vacinal


Primeiro-ministro canadense e família foram levados para local não revelado por receios relacionados com protestos anti-vacinas e passaporte sanitário. Forças de segurança temem que radicais se juntem a 'Comboio da Liberdade'.

De acordo com a TV pública canadense CBC, citada pela agência espanhola, a família de Justin Trudeau foi transportada pelos serviços de segurança canadenses para um lugar seguro na capital, Ottwa.

Mesmo que até ao momento os protestos tenham sido pacíficos, as forças de segurança do Canadá temem que elementos radicais que se juntem ao chamado ‘Comboio da Liberdade’ provoquem ações violentas.

Entre os cartazes transportados pelos manifestantes que se começaram a reunir em frente ao edifício do parlamento canadense, há algumas mensagens obscenas e violentas dirigidas ao primeiro-ministro.

Algumas mensagens sugerem “enforcar” o responsável político do partido Liberal (centro/centro-esquerda) por impor medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

LEIA TAMBÉM:

Na quinta-feira, o responsável de segurança do parlamento advertiu que alguns manifestantes pediram informação ao público acerca das moradas das casas de alguns políticos, pelo que recomendou aos deputados canadenses que se desloquem para locais seguros nos próximos dias.

O protesto iniciou-se no início desta semana através de caminhoneiros que se opõem à decisão do Canadá e dos Estados Unidos de requerer a estes trabalhadores transfronteiriços que estejam vacinados, de forma a evitar quarentenas de 14 dias.

A medida afeta cerca de apenas 15% dos camionistas que ainda não se vacinaram, de acordo com a Aliança Canadiana de Camionagem, um grupo que agrega as associações de caminhoneiros.

No entanto, nos últimos dias, grupos opostos a outras medidas de saúde pública adotadas pelas autoridades canadianas, desde os ‘passaportes Covid’ até à limitação de público em estabelecimentos comerciais, uniram-se ao comboio de camiões que percorreu o Canadá, desde o oeste até Otava (este).

Uma campanha na Internet para financiar o protesto já recebeu oito milhões de dólares canadianos (cerca de 5,6 milhões de euros), mas uma investigação da CBC assinalou que pelo menos um terço dos donativos são anônimos e nalguns casos provenientes doutros países.

De acordo com a nova regra do país, caminhoneiros canadenses não vacinados terão que fazer uma quarentena ao voltar ao país após fazerem fretes transnacionais. Cerca de 90% dos caminhoneiros transfronteiriços do Canadá e 77% da população do país estão totalmente imunizados.

Trudeau classificou o crescente movimento contrário à barreira sanitária para caminhoneiros não vacinados como contrário à saúde pública e aos valores canadenses de gentileza.

"A pequena minoria dos que estão a caminho de Ottawa expressam opiniões inaceitáveis. Seguir a ciência e se esforçar para proteger cada um é a melhor maneira de continuar a garantir nossas liberdades, nossos direitos, nossos valores como país", disse Trudeau.

O chamado "Comboio da Liberdade", vindo do leste e do oeste, começou como uma manifestação contra a obrigatoriedade da vacina para caminhoneiros que cruzam as fronteiras do país, mas se transformou em uma manifestação contra as medidas do governo a favor da vacina, consideradas exageradas por parte da população contrária à imunização.

"Não se trata apenas das vacinas. Trata-se de interromper completamente as obrigatoriedades de saúde pública", disse Daniel Bazinet, proprietário da Valley Flatbed & Transportation em Nova Escócia, na costa atlântica. Bazinet não é vacinado, mas opera internamente e, portanto, não é afetado pelo mandato transfronteiriço.

O Serviço de Proteção Parlamentar estimou que mais de 10 mil pessoas podem participar dos protestos neste fim de semana. Já a Polícia de Ottawa recebeu reforços das regiões de Toronto, London, York e Durham, além da Polícia Provincial de Ontário. 

3 comentários:

  1. ministros COVARDES!!! SÃO IGUAIS OS MORCEGOS DE BRASILIA... QUANDO O BICHO PEGAR SAEM FUGIDOS COM O RABO ENTRE AS PERNAS!! FFAA TEM PRENDER E ARRANCAR TUDO O QUE ROUBARAM O BRASIL, POIS SAO VERDADEIROS SAQUEADORES DA NAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Tem mesmo que sumir essa cambada de políticos ordinários. Os caminhoneiros devem invadir esses departamentos governamentais e residenciais dessa corja e acabar de uma vez por todas com essa raça ruim. Inclusive é o que está precisando acontecer aqui no Brasil também.

    ResponderExcluir
  3. São uma raça de víboras esses políticos de esquerda estúpida.

    ResponderExcluir

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();