PL de deputada do PT quer fim dos termos ‘marido e mulher’ no casamento civil
Proposta é de autoria da deputada federal Natália Bonavide
Segundo a plataforma Universa, do UOL, um Projeto de Lei (PL) quer alterar um artigo do Código Civil que prevê a utilização da expressão “marido e mulher” na cerimônia de casamento civil.
A proposta foi apresentada recentemente à Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria da deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). Ela defende que o objetivo é tornar as cerimônias mais igualitárias.
– A realidade nos mostra que não dá para contar apenas com o bom senso do celebrante. Recebemos diversos relatos de casais que, no momento da cerimônia, tiveram que ouvir os termos previstos no Código Civil. Na ocasião, o cartório informou que, se não seguisse esse rito, o casamento poderia ser anulado.
LEIA TAMBÉM:
Há cartórios que usam a desculpa da lei para violentar casais LGBTQIA+ em um momento que deveria ser de alegria. A nossa PL quer alterar a frase do Código Civil para uma sentença neutra, sem nenhum risco de violentar casais do mesmo sexo. Estamos propondo que a presidência da cerimônia passe a dizer “firmado o casamento”, ao invés de “vos declaro marido e mulher” – disse a parlamentar ao Universa.
Bonavides quer alterar o artigo 1.535 do Código Civil, que diz: “De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados”.
Ainda de acordo com o Universa, o projeto da
deputada “aguarda a decisão de Arthur Lira, presidente da Câmara, para definir
por quais comissões o relatório deverá passar e se a proposta precisa ou não
passar pelo plenário do Congresso”.
Ué. E se eu quiser que seja dito da forma tradicional não vai poder não? De quer mudar, deixe a opção para quem quer da forma tradicional. Basta optar antes do casamento o que quer que seja falado.
ResponderExcluirNão há necessidade de extinguir o " vos declaro, marido e mulher" basta que antes da cerimônia se faça a opção pelo termo a ser utilizado, simples assim!!
ResponderExcluirO certo é marido e esposa. Não marido e "mulher". Mulher nao e objeto de homem. É por isso que existe a violencia domestica. Comeca com essa declaracao cretina do padrece o homem acredita que é "dono" da esposa.
ResponderExcluirEntão se mudar o termo a violência doméstica irá sumir? Ótimo então, parabéns, vc achou a solução pra esse crime brutal. Aplausos!!!
ExcluirBando de satanás, se não tiver um homem, macho e uma mulher fêmea como manda Deus não existe "casal" ou família, existe uma abominação. Vão queimar no inferno malditos.
ResponderExcluirCheira cola kskks
Excluirtem gente fumando maconha estragada faz tempo. kkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirEssa tal Natália teve ser lésbica é uma safada nunca vai conseguir destruir a família que Deus criou homem é homem e mulher é mulher e a família tradicional vai continuar Deus não vai permitir que satanás destrua a criação de Deus.
ResponderExcluirverdade, quanto mais inventam, mas nosso presidente fica gigante. fechado com bolsonaro 2022, vamos fazer uma limpeza geral, na câmara e no senado, tirando todos que são contra a família e nossa liberdade.
ExcluirVerdade...família é homem e mulher criação de Deus...
ExcluirVárias sodomas e gomorras espalhadas pela terra, significa que a destruição está próxima, e' questão de tempo.
ResponderExcluirGostei, alguém ali em cima disse tudo quando em poucas e simples palavras, definiu a fórmula para acabar, com a violência doméstica. Kkkkkkk. Pare o Busão que eu vou ficar no próximo ponto.
ResponderExcluir