Breaking news

OMS: Ômicron tem se espalhado como nunca antes visto



Tedros Adhanom estima que a variante já esteja em todo o mundo

A variante Ômicron do vírus causador da Covid-19 já foi reportada em 77 países, mas provavelmente já está presente em todo o mundo e se propaga “em um ritmo que não vimos em nenhuma das cepas anteriores”, advertiu nesta terça-feira (14) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

– Provavelmente já está na maioria dos países, mesmo onde ainda não foi detectada – disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Em entrevista coletiva, ele expressou preocupação com o fato de grande parte da sociedade ter baixado a guarda diante da evolução do coronavírus.

– As pessoas estão considerando que a variante Ômicron está associada a casos menos graves, mas aprendemos antes que subestimar este vírus é perigoso. Mesmo que a Ômicron provoque menos casos graves, um aumento acentuado das infecções pode novamente sobrecarregar os sistemas de saúde mal preparados – advertiu o chefe da organização sediada em Genebra.

Tedros insistiu que “as vacinas por si só não vão tirar nenhum país desta crise”, uma vez que a transmissão do coronavírus deve ser abordada por outros meios, incluindo a utilização de máscaras, evitar lugares fechados, promover boa ventilação e fazer a higiene das mãos.

– Pratiquem tudo isto de forma consistente e correta – insistiu o diretor-geral.

*EFE

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();