Breaking news

Globo apaga vídeo após chuva de críticas: “Simplesmente ridículo”


Dubladores consideraram cena de novela um "desrespeito" à profissão

Uma cena da novela Um Lugar ao Sol, da Rede Globo, publicada no Twitter oficial da GloboPlay gerou revolta entre dubladores e fãs de dublagem. Publicado nesta quarta-feira (8), no mesmo dia em que o episódio foi ao ar na TV, o vídeo recebeu uma chuva de críticas na rede social.

Na novela, a personagem Nicole fica desempregada após ser dispensada do bar onde trabalhava como humorista e decide fazer um teste de dublagem. Sem experiência na área, a personagem diz que chegou a fazer um curso de dublagem, mas já faz tempo.

O contexto da cena já foi motivo para que as críticas começassem. Profissionais de dublagem alegaram que o episódio retrata dubladores como artistas que fracassaram em outras áreas e recorreram à dublagem como último recurso. O fato de a personagem conseguir um teste sem qualquer experiência na área também foi criticado pelos profissionais.

A cena ainda mostra Nicole dublando uma cena junto com o personagem Paco. A prática, porém, não é mais feita nos estúdios há décadas, uma vez que a evolução da tecnologia permitiu que cada dublador grave sua voz separadamente.

Paco, que é retratado como um dublador experiente, por sua vez, entona seu texto em um tom considerado “bizarro” pelos internautas e, após o fim da gravação, mesmo com um erro de fala da Nicole, Paco elogia a novata, o que muitos dubladores interpretaram como um reforço ao estereótipo da dublagem ruim.

A cena foi publicada com o intuito de ser cômica e atrair risadas de internautas, mas, em vez disso, atraiu tantas críticas que fez o perfil apagar a publicação.

De acordo com o site Observatório da TV, a produção da novela chegou a pedir orientações para profissionais de dublagem antes de gravar a cena e marcou uma reunião, mas nunca retomou a conversa com os dubladores.

LEIA TAMBÉM:

Guilherme Briggs, considerado um dos maiores nomes da dublagem nacional e conhecido por dar a voz brasileira a personagens famosos, como Super-Homem, Buzz Lightyear e rei Julien, também criticou a cena.

Em resposta à publicação, Briggs disse que “jamais essa gravação seria aprovada numa dublagem profissional. Pelo menos não em um estúdio de qualidade, com bons diretores e dubladores”.

Já o dublador do Aquaman, Francisco Junior, disse que foi “simplesmente ridículo ver sua profissão de vida ser tratada de forma tão antiprofissional e desrespeitosa. Tratar todo minha história como se fosse uma piada para milhares de pessoas, trazendo estereótipos dos mais piores. Dublagem não é isso e merece ser respeitada”.

O dublador Leonardo Santhos ironizou a cena e perguntou se era um anúncio da volta da TV Globinho.

De acordo com o site Notícias da TV, alguns dubladores que têm contato mais próximo com diretores da Globo chegaram a enviar mensagens por WhatsApp reclamando da cena.

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();