Primeiros casos de ômicron no Brasil foi de casal brasileiro que vieram da África do Sul e estavam vacinados

A informação foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo

O casal diagnosticado com a variante Ômicron do coronavírus, em São Paulo, foi vacinado contra a Covid-19, informou nesta quarta-feira (1º) a Prefeitura da capital paulista.

Com a confirmação dos casos nesta terça-feira (30), os dois – um homem de 41 anos e uma mulher de 37 – tornaram-se os primeiros a serem identificados com a Ômicron não só Brasil, mas em toda a América Latina. Uma vez que não há registros de eles terem recebido vacina no país, ainda não se sabia se tinham sido vacinados.

Contudo, conforme a Prefeitura de São Paulo, o casal recebeu o imunizante Janssen na África do Sul, local em que a variante foi descoberta e de onde ambos desembarcaram no dia 23 de novembro. A pasta acrescentou ainda que o homem e a mulher estão sendo monitorados por profissionais de saúde.

LEIA TAMBÉM:

Em entrevista à GloboNews, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, afirmou que os familiares do casal também foram vacinados e serão testados ainda hoje pela Prefeitura de São Paulo.

– Nós já levantamos todos os contatos que eles tiveram nesse período. Nossas equipes de saúde estão em campo agora para localizar todas as pessoas que tiveram contato com eles e, obviamente, acompanhar esse quadro – informou o secretário.

A partir do início desta semana, na tentativa de conter o espalhamento da variante Ômicron, que já foi identificada em todos os continentes, o Brasil fechou as fronteiras para passageiros vindos do sul da África. A medida tem feito brasileiros pedirem ajuda ao consulado para repatriação.

*Com informações da AE

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();