Breaking news

Aplicativo disponível no Google Play Store rouba dados de telefone e já infectou mais de 500 mil aparelhos celulares


Os funcionários de uma empresa de segurança, a Pradeo, relataram em um relatório disponibilizado recentemente que milhares de usuários do sistema operacional Android baixaram um aplicativo no Google Play Store infectado pelo vírus Joker. Saiba agora qual foi o aplicativo que infectou mais de 500 mil aparelhos Android!


O aplicativo – Color Message

O aplicativo no qual o malware foi encontrado foi o Color Message. Esse App basicamente serve para personalizar mensagens SMS, deixando-as coloridas. Após a instalação, o vírus infectou os milhares de aparelhos, conforme os profissionais informaram no relatório.

O vírus – Joker

Uma vez no aparelho, esse vírus é capaz de roubar mensagens de texto, a lista de contatos e outras informações contidas no dispositivo. A partir disso pode inscrever o usuário em serviços premium de sites de propagandas para gerar lucro aos donos.

Além disso, as informações roubadas podem parar nas mãos de criminosos, aumentando o risco de fraudes e golpes. A recomendação contida no relatório é de que todos que tenham feito download do aplicativo façam a desinstalação o mais rápido possível.

O Google já retirou o aplicativo da sua loja após uma série de reclamações dos usuários, que começaram a perceber o aplicativo como problemático.

No entanto, o Color Message é difícil de desinstalar porque depois da instalação ele é capaz de ocultar seu ícone. Além disso, o vírus é difícil de detectar, pois não usa muitas linhas como código.

O Joker, nome que faz referência ao Coringa, vilão do super-herói Batman, é um dos vírus mais presentes na loja de aplicativos do Android. Embora o Google já tenha buscado medidas para eliminar esse malware, o Joker conseguiu passar pelas checagens de segurança ao modificar seus códigos.

Preste sempre atenção em comportamentos estranhos do seu aparelho após instalar aplicativos, mesmo que tenham sido provenientes do Play Store, pois como você acabou de ver, não é por estar na loja do google que um aplicativo é 100% seguro. Cuidado com programas maliciosos, proteja sempre suas informações.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();