Parlamentares lésbicas, gays, bissexuais e transexuais apresentam denúncia contra Maurício Souza por ele ter criticado criação do superman LGBT


Grupo quer que publicações sejam excluídas e pede indenização de, no mínimo, R$ 50 mil

Um grupo de 20 políticos LGBTs entraram com uma representação contra Maurício Souza no Ministério Público de Minas Gerais acusando-o de homofobia. A ação foi protocolada por parlamentares lésbicas, gays, bissexuais e transexuais de 13 estados e sete partidos diferentes.

O grupo acusa Maurício de “constranger” a comunidade LGBT e de usar suas redes sociais “há muito tempo” para fazer discursos discriminatórios.

– A discriminação é nítida e direta, porque [é] decorrente da intenção explícita de humilhar e constranger toda a população LGBTQIA+, causando prejuízo no exercício adequado do direito fundamental à cidadania e risco aumentado de violência por discursos como este. […] O senhor Maurício Souza tem usado suas redes sociais há muito tempo para disseminar comentários ofensivos à comunidade LGBTQIA+, direta ou indiretamente – afirmam.

LEIA TAMBÉM: 

Os parlamentares também acionaram o Facebook a fim de agendar uma reunião para debater sobre os comentários considerados por eles homofóbicos de Maurício no Instagram. Os políticos também querem que a plataforma aperfeiçoe suas ferramentas para combater a violência contra LGBTs em suas redes.

Na representação, o grupo de parlamentares pede que o MP instaure uma ação penal pública contra o atleta por incitação de preconceito e discriminação homotransfóbica. O grupo quer ainda que Maurício pague uma indenização de, no mínimo, R$ 50 mil a título de dano moral coletivo. E, por fim, exige que as publicações de Maurício tidas como homofóbicas sejam excluídas.

Entre os signatários das ações estão o senador Fabiano Contarato (Rede-ES); os deputados Leci Brandão (PC do B-SP), David Miranda (PSOL-RJ), Vivi Reis (PSOL-PA), Fábio Félix (PSOL-DF), Robeyonce Lima (PSOL-PE); e as vereadoras Erika Hilton (PSOL-SP), Monica Benício (PSOL-RJ), Linda Brasil (PSOL-SE), Duda Salabert (PDT-MG), Bella Gonçalves (PSOL-MG), Thabatta Pimenta (Pros-RN) e Benny Briolly (PSOL-RJ).

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();