Com lucro recorde, Caixa vai diminuir os juros para a compra da casa própria



Detalhes serão informados na quinta-feira

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira (13) que o banco vai reduzir a taxa de juros para financiamento imobiliário. Os detalhes, segundo ele, serão informados na quinta-feira (16).

"A Caixa vai reduzir os juros. Não tá aumentando a Selic? Então, a Caixa Econômica Federal, com um lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria. Mas isso fica para quinta-feira", afirmou durante cerimônia, no Palácio do Planalto, para lançamento do programa habitacional voltado a profissionais da segurança pública.

Atualmente, a carteira de crédito habitacional da Caixa soma um volume R$ 528,9 bilhões, o que representa 67,3% de todo o financiamento imobiliário concedido no país.

A Caixa oferece quatro modalidades de financiamento habitacional. Algumas delas têm seus juros corrigidos por taxas variáveis, que são influenciadas pela taxa básica de juros, a Selic.

O anúncio de redução dos juros de financiamento da casa própria pela Caixa ocorre em meio a expectativa de aumento da taxa Selic. Atualmente definida em 5,25% ao ano, as projeções do mercado financeiro indicam que ela encerrará o ano de 2021 em 8% ao ano.

Quando o Banco Central aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Quando a Selic é reduzida, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica. 

13 comentários:

  1. Parabéns ao Governo Bolsonaro que não rouba e não deixa roubar! O melhor governo que o Brasil já teve! #FechadocomBolsonaro

    ResponderExcluir
  2. Verdade, oremos pelo nosso País e pelo nosso Presidente Bolsonaro. Apoiado!!!

    ResponderExcluir
  3. A CAIXA chegou a comprar um banco falido (PANAMERICANO). Teve um enorme prejuízo.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o Presidente do Brasil, em quem votei, votarei e confio.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o governo que todo brasileiro quer ter, Brasil brilhante e seguro em sua economia.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Bruno Barbosa e sou Dureita com orgulho.
    #fechadocombolsonaro

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2066770766831931&id=100004970828738

    ResponderExcluir
  7. Bolsonaro meu presidente amado🇧🇷👊👊💪👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!!!👏👏👏
    Eu só queria que diminuísse também de quem já está pagando a casa própria.

    ResponderExcluir
  9. Votei no presidente Bolsonaro e votarei novamente. 🇧🇷🇧🇷👏👏

    ResponderExcluir
  10. Avante melhor presidente do mundo...💪🏾💪🏾💪🏾💪🏾💪🏾

    ResponderExcluir
  11. Vou construir minha casa dos meus sonhos, Bolsonaro na presidência e Deus no controle.

    ResponderExcluir

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();