Quem é André Mendonça,Pastor evangélico indicado de Bolsonaro para o STF



Atual AGU é pastor da Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, e já atuou como ministro da Justiça

O atual Advogado-Geral da União, André Mendonça, teve seu nome citado na terça-feira (6) pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mendonça é advogado e pastor da Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília. Ele já era considerado um possível candidato ao posto no STF por conta de alegações anteriores, por parte do chefe do Executivo. Bolsonaro sempre disse que o novo ocupante da Suprema Corte seria um jurista “terrivelmente evangélico”.

LEIA TAMBÉM: Lula ataca militares e diz: "Militares conversa muita merda, devem trabalhar cuidando dos 25.000 km de fronteira e jamais se meter em política"

Comunismo, Venezuela: 96,2% da população vive na pobreza e 79,3% estão em situação extrema pobreza

DJ Ivis garoto propaganda do magazine luiza ganha mais de 250 mil seguidores após vídeos de agressões com socos e chutes à ex-mulher

URGENTE: Relatório do CDC dos EUA admitem mais hospitalizações de jovens por causa da vacina com miocardite e pericardite do que do vírus COVID-19

Nascido em Santos, no Litoral Paulista, Mendonça tem 48 anos. Ele é formado pela Faculdade de Direito de Bauru, no interior de São Paulo, e também tem o título de doutor em Estado de Direito e Governança Global, além de ser mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Mendonça atua na Advocacia-Geral da União (AGU) desde 2000. Na instituição, ele já trabalhou como corregedor-geral e de diretor de Patrimônio e Probidade, dentre outros. Em 2019, ele assumiu o comando da AGU.

Em abril de 2020, após a saída do ex-ministro Sergio Moro, Mendonça chegou a assumiu a pasta da Justiça e Segurança Pública. Porém, ele voltou para a AGU em abril de 2021.

A respeito de sua indicação para a vaga de Marco Aurélio Mello, o advogado apenas disse que qualquer indicado à vaga “certamente será um grande ministro”.


Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();