Lula elogia ditadura da China e diz que o país asiático tem um “partido comunista forte”



Ex-presidiário elogiou o Partido Comunista Chinês e a condução da Covid-19 pelos asiáticos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o governo da China e o Partido Comunista Chinês, apesar de a nação asiática ter sido o ponto de partida da pandemia de Covid-19 que assola o mundo atualmente, durante uma entrevista concedida ao jornal chinês Guancha. Em sua fala, o petista disse que o país asiático tem um “partido forte”.

– A China é capaz de lutar contra o coronavírus tão rapidamente porque tem um partido político forte e um governo forte, porque o governo tem controle e poder de comando. O Brasil não tem isso, nem outros países – declarou.

LEIA TAMBÉM: Aos 79 anos, senador José Serra é internado com Covid em SP, senador se vacinou com 2 doses da CORONAVAC em Março

CPI DA COVID: STF PROTEGE E FORMA MAIORIA PARA PROIBIR CONVOCAÇÃO DE GOVERNADORES

Duas pessoas são presas em Goiás por ajudar fuga de Lázaro

Homem é espancado a pauladas após ser confundido com serial killer Lázaro

Após seguidos Lockdowns sem resultado, Prefeito petista decreta novo lockdown em Araraquara

Lula disse ainda que, quando estava no comando do Brasil, manteve estreita relação com o Hu Jintao, que governou a China de 2003 a 2013. O petista disse ter trabalhado para não “mais depender dos países desenvolvidos”.

– Estive em Xangai e Pequim. Pode-se dizer que o progresso do povo chinês nas últimas duas décadas foi de tirar o fôlego. E isso pôde ser alcançado por causa da organização política da China, por sua forte competitividade, cultura, grande quantidade de investimento e conhecimento científico e tecnológico – defendeu.

O ex-presidente se disse “muito interessado” na China e afirmou que pretende manter “contato com o Partido Comunista” e com os “muitos amigos” que, segundo ele, teria feito enquanto foi presidente do Brasil, entre 2003 e 2010.

– A China está se desenvolvendo. Hoje, a China se tornou um dos países com maior produto interno bruto do mundo, e a economia chinesa superou a dos Estados Unidos. Agora eles [os norte-americanos] também estão preocupados com o desenvolvimento da China no campo de armamentos e aeroespacial – afirmou Lula.



Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();