Lockdown de governadores e prefeitos fez Brasil perder 10 milhões de empreendedores, aponta pesquisa



Número de brasileiros com negócio próprio despencou de 22,3 milhões, em 2019, para 12 milhões, em 2020

O estrago econômico causado pela pandemia de covid-19, com o fechamento do comércio e a sucessão de decretos impondo o lockdown em todo o Brasil, fez o país perder quase 10 milhões de empreendedores. É o que mostra o relatório Global Entrepreneurship Monitor 2020 — uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Segundo o levantamento, o contingente de brasileiros que tinham um negócio estabelecido havia pelo menos 3 anos despencou de 22,3 milhões, em 2019, para 12 milhões, em 2020. O índice de empreendedorismo na população adulta do país caiu de 38,7% para 31,6% no período, atingindo o menor patamar em oito anos.

De cada dez adultos empreendedores que deixaram o mercado durante a pandemia, sete são mulheres, de acordo com o estudo.

A pesquisa foi aplicada em 2020 em 46 países. No Brasil, foram realizadas 2 mil entrevistas com pessoas entre 18 e 64 anos, de julho a outubro de 2020.

Com informações do G1

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();