Exército avisa ao STF que sigilo de Pazuello é “assunto interno”
Instituição pediu que a ministra Cármen Lúcia rejeite ação apresentada por partidos de oposição pedindo a suspensão do sigilo de 100 anos
Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o comando do Exército avisou que a decisão de decretar sigilo de 100 anos no processo contra o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, é um “assunto interno”. Além, a instituição pediu ainda que a ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, rejeite uma ação apresenta por partidos de oposição contra a medida.
A ação contra o sigilo foi movida pelo PT, PCdoB, PSOL e PDT e pedia a suspensão do sigilo por considerá-lo uma “grave afronta” à democracia, à liberdade de informação e à moralidade administrativa.
O processo administrativo tratou da participação de Pazuello em um ato ao lado do presidente Jair Bolsonaro em maio. Após a apuração, o Exército decidiu não punir o general e decretou o sigilo alegando haver informações pessoais no processo.
Ao STF, a instituição explicou que “apenas cumpriu” o que determina a Lei de Acesso à Informação e que “não foi o administrador militar quem impôs a restrição de acesso ao documento, mas sim” a legislação.
O Exército apontou ainda que o “fundamento para um prazo tão dilatado para disponibilização de informações pessoais – cem anos – é que dificilmente a divulgação de informações constantes de arquivos, cadastros, banco de dados ou registros administrativos provocará danos à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem de determinada pessoa depois de passado um século”.
O documento foi assinado pelo coronel Marcelo Silva
Rodrigues, chefe da assessoria para Assuntos Jurídicos do Gabinete do
Comandante do Exército.
E é graças a um Senado Federal cheio de corruptos que esses advogados partidários continuam no cargo comendo lagosta e bebendo vinhos premiados. Não podemos fazer nada contra os advogados, mas podemos prestar atenção e escolher melhor nossos representantes no Senado.
ResponderExcluirHonraram a farda que vestem!!!!!
ResponderExcluirDia 7 de setembro será decisivo..Estou preocupada com o desânimo de alguns conservadores.. A eleição do nosso capitão é procuração para acabar com essa bagunça.
ResponderExcluirAcho que estamos surfando para a ARGENTINA!!!!
ResponderExcluirFFAA... ABRAM OS OLHOS A SUTILEZA DOS BANDIDOS DO CONGRESSO!! A VERDADE E LIBERDADE DO BRASIL DEPENDE DE VCS!!!
ResponderExcluirOlha quem fala em democracia, moralidade...
ResponderExcluirEles usam esses termos só crontra os outros, mas nunca os seguem esses princípios
(ação contra o sigilo foi movida pelo PT, PCdoB, PSOL e PDT e pedia a suspensão do sigilo por considerá-lo uma “grave afronta” à democracia, à liberdade de informação e à moralidade administrativa.)