Fachin sai em defesa dos traficantes e cita indícios de ‘execução arbitrária’ no Jacarezinho



Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, classificou os mortos na operação como "bandidos

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin pediu ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma investigação sobre a operação policial contra traficantes de drogas na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que deixou 25 mortos, incluindo um policial.

Em ofício, Fachin cita indícios de “execução arbitrária” no episódio. O plenário do STF determinou no ano passado a suspensão das operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia, referendando liminar de Fachin.

“Os fatos relatados parecem graves e, em um dos vídeos, há indícios de atos que, em tese, poderiam configurar execução arbitrária”, escreveu Fachin, em ofício assinado na última quinta-feira 6. O ministro também pediu para ser informado das “medidas tomadas e, eventualmente, da responsabilização dos envolvidos nos fatos”.

Um ofício semelhante foi enviado ao procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Luciano Oliveira Mattos de Souza. Nesta sexta-feira, 7, o escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu uma investigação independente sobre o caso.

 

Hamilton Mourão

Em declaração mais cedo, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, classificou como “bandidos” os mortos na operação. “Tudo bandido! Entra um policial numa operação normal e leva um tiro na cabeça de cima de uma laje. Lamentavelmente, essas quadrilhas do narcotráfico são verdadeiras narcoguerrilhas, têm controle sobre determinadas áreas e é um problema da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou.

Com informações do Estadão Conteúdo


21 comentários:

  1. Ah! "Direitos humanos nessa hora aparece!��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na escola que mataram três crianças e sua professoras os direitos umanos não vão não dá Ibope não ganha nada cambada e estifachin e advogado de traficante se matan tira o ganha pão dele ele e igual aos traficante tudo vagabundo

      Excluir
  2. Falar o que desse Ministro?

    A bandidagem agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um ministro muquirana

      Excluir
    2. Por isso que tem tanta força as facções, com gente grande defendendo

      Excluir
  3. É por esse motivo que sou totalmente a favor do nosso Presidente Bolsonaro quando diz que se for necessário que morra 100 bandids mas nenhum policial. O supremo nem sequer cogitou a possibilidade de apoiar a família do Policial morto na operação , prq por esse sim é que devemos nos preocupar

    ResponderExcluir
  4. Quem defende bandido, bandido........

    ResponderExcluir
  5. Quem defende bandido, igual a eles.

    ResponderExcluir
  6. O ministro tem que ouvir os moradores que são obrigados a viver com assassinos e estupradores que esquartejam e matam os próprios moradores da comunidade sem que possam recorrer ao estado pra terem o mínimo de justiça para suas perdas,porque nao vemos politicos fazendo leis que punam fortemente com penas de 30 preso na grade sem progressão de pena e toda esses benefícios que nossa lei porca aplica a esses monstrons, a Polícia enchuga gelo e vemos nossos heróis perderem suas vidas por um sonho de deixar uma sociedade melhor para nossos filhos e netos,defensor de bandido é pior que o próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se depender dessa "justiça" os bandidos serão inocentados. Os moradores vivem acuados, nada falarão.

      Excluir
    2. Se depender dessa "justiça" os bandidos serão inocentados. Os moradores vivem acuados, nada falarão.

      Excluir
    3. Acredito que o carinha é mesmo de má fé.

      Excluir
  7. Enquanto nosso país tiver ministros preocupados em defender as vidas de bandidos, estaremos ferrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bandidos que matam, roubam, estupram, sem dó nem piedade, que roubam nosso dinheiro, que desviam recursos dos cofres publicos em benefício próprio e dos seus interesses de partidos políticos, falar o quê né, só nós resta sermos mais inteligentes e parar de por no Planalto, políticos lixos, que já estiveram políticos e nada nos fizeram de bem e de bom pra nossa pátria amada! Falei.

      Excluir
  8. Vai falar o que desses intocáveis.........

    ResponderExcluir
  9. Não devemos esperar nada diferente dessa gente. Há muito tempo deixaram de ser os "guardiões da Constituição" e deixaram bem claro que só defendem os próprios interesses. Bandidos rendem dinheiro a esta corja.

    ResponderExcluir
  10. Só sendo bandido para defender. Nogento

    ResponderExcluir
  11. Com esta corja "STF" que defende bandidos só iremos ir cada dia para o fundo do poço, infelizmente. Força Capitão, só com sua grande intervenção este País terá dias melhores. #Bolsonaro2022

    ResponderExcluir
  12. Por isso que têm de colocar juízes de careira no STF e tira esses advogados, que vive de defender, suspeitos de porta de delegacia.........

    ResponderExcluir
  13. O Sistema, O Mecanismo estão vivos e ativos e o STF, faz parte deste sistema. Só olhar quem são os ministros do STF. Ex Advogados de PCC, MST, PT, José Dirceu e por ai vai.

    ResponderExcluir
  14. Não sei, esses caras não tem medo da justiça divina. O que eles fazem, só demônios estão do lado deles.

    ResponderExcluir

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();