Esquerdista Renan Calheiros relator da CPI da Covid crítica Bolsonaro em entrevista, mostra sua imparcialidade e deixa claro que culpará Bolsonaro em CPI
Suposto relator da CPI da Covid investigado em 17 processos por corrupção e lavagem de dinheiro e é pai de Governador acusado de corrupção já deu seu veredicto antes mesmo da CPI começar e culpou Bolsonaro ao dizer que ele se omitiu e minimizou a gravidade de pandemia.
Renan Calheiros em sua entrevista deixou claro que já tem um culpado antes mesmo das investigações começar, isso mostra sua imparcialidade.
Senador diz que críticas são de cunho pessoal e que a CPI será apartidária; investigados poderão ter sigilo telefônico quebrado
Com a ressalva de que ainda não foi formalmente escolhido relator da CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), apontado como favorito para o posto, afirmou ao Globo nesta sexta-feira (16) que o presidente Jair Bolsonaro "errou" e se "omitiu" na condução da pandemia e ressaltou que a comissão poderá pedir a quebra de sigilo telefônico dos investigados. Renan destaca, no entanto, que a crítica ao governo é uma avaliação dele próprio e que o trabalho da CPI será técnico e apartidário.
Qual a sua avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia?
Minha opinião é que a gestão do Bolsonaro foi terrível no enfrentamento à pandemia. Ele complicou tudo. Complicou porque errou, se omitiu e minimizou a doença. Prescreveu remédios sem comprovação científica, estimulou aglomeração, não usou máscara. Priorizou o tratamento preventivo. É um somatório. Estamos pagando esse preço em mortes. Mas isso é só uma avaliação pessoal. Defendo uma CPI técnica, que arregimente boas cabeças da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União. Defenderei uma investigação rigorosamente técnica, sem partidarismo e sem alvos pré-determinados.
Qual o papel da CPI? Que instrumentos pretende usar?
papel da CPI é sugerir uma revisão dos procedimentos para amenizar o horror que estamos vivendo no país. A CPI tem poderes constitucionais para investigar. E, a partir daí, convocar pessoas, fazer oitivas, ter acesso a informações, quebrar sigilos telefônicos, todos os sigilos. Temos livro que sistematiza todas as decisões de CPI tomadas pelo STF. Ressalto que ainda não fui escolhido relator e nem priorizo isso. Isso só vai se definir quando a CPI for instalada. O presidente da comissão indica o relator mediante conversa com demais integrantes. Concordarei com qualquer nome do grupo. Não preciso ser relator para colaborar na investigação. Farei o meu melhor como integrante.
Nenhum comentário