Estados também têm que procurar medicamentos, kit entubação e insumos, diz Queiroga
Ministro defendeu atuação "tripartite" contra a covid-19 e iniciativa de grandes estados para buscar insumos por conta própria
Em meio a falta de medicamentos do kit intubação para tratar pacientes graves da covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (15) que "grandes estados" têm condições e devem buscar insumos também por conta própria para garantir que o sistema de saúde local não colapse.
"Existe estados que têm economias maiores do que países e têm condição de buscar estes insumos. Vamos deixar isso bem claro, é uma atuação tripartite. Se instituições privadas buscam importações e trazem esses insumos para cá, porque grandes estados não fazem isso?", disse o ministro.
A fala ocorreu um dia depois do governo estadual de São Paulo cobrar publicamente o ministério pela falta de assistência e a situação crítica de hospitais paulistas, a alguns dias de ficarem sem medicamentos neuromusculares e anestésicos suficiente para intubar pacientes da covid-19. O governador João Doria, por sua vez, já afirmou que vai recorrer ao exterior para fazer uma compra emergencial dos kits.
Nenhum comentário