CPI da Covid determinada pelo STF será “palanque político” para 2022, diz Rodrigo Pacheco presidente do senado


Pacheco disse que cumprirá decisão do STF

Mas chamou ordem de “equivocada”

Colegiado vai investigar o governo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse, nesta 5ª feira (8.abr.2021), que não é o momento para uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, mas que vai instalar o colegiado.

A declaração foi feita em entrevista no Senado. Mais cedo, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, determinou que o Senado instale uma a CPI para apurar eventuais omissões do governo federal na pandemia de covid.

Pacheco disse que “decisão judicial se cumpre” e que já pediu aos partidos políticos que indiquem os integrantes da comissão.  Afirmou que, além dos requisitos técnicos para se instalar uma CPI é preciso um “juízo de conveniência e oportunidade”. 

O presidente da Casa afirmou que a CPI terá um papel de antecipar discussões políticas de 2022, e que servirá de “palanque político”. 

Assista ao momento (6min40seg):

Pacheco afirmou que sempre buscou a estabilidade política e institucional do país. “Considero que a CPI da Pandemia, neste momento é um ponto fora da curva e pode ser o coroamento do insucesso nacional no enfrentamento da pandemia”. 

A CPI da Covid será o único órgão do Senado que vai funcionar de forma presencial. O presidente da Casa disse que vai buscar medidas para garantir a segurança sanitária dos participantes.

Barroso concedeu liminar (decisão provisória) em ação movida pelos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, ambos do Cidadania.

2 comentários:

  1. Cadê a CPI pra apurar os desmandos de Alexandre de Moraes como ministro do STF

    ResponderExcluir
  2. Agora é relaxar, explicar Tim Tim por Tim Tim...pq, quem não deve não teme.

    ResponderExcluir

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();