Idosos são enganados com falsa aplicação de vacina no Rio de Janeiro


Imagens obtidas pela CNN nesta segunda-feira mostra dois idosos recebendo uma falsa aplicação da vacina contra a Covid-19 em Petrópolis e Niterói. Os vídeos foram gravados pelos familiares.

Em Petrópolis, o caso aconteceu no posto de vacinação montado em uma universidade da cidade, no primeiro dia em que a imunização começou a ser feita em idosos acima de 90 anos.

A prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa utilizada estava vazia no momento da aplicação. Após a denúncia e o vídeo viralizar nas redes sociais, equipes da secretaria de Saúde da cidade fizeram contato com a família e a idosa foi vacinada com a dose contra a Covid-19, segundo o município.

LEIA TAMBÉM: STF ameaça Lira e diz que Bia Kicis na CCJ será declaração de guerra à Corte; Bia Kicis é autora da PEC que revoga a PEC da Bengala que se aprovada irá aposentar 3 Ministros do STF

Auxílio emergencial deve ser retomado para quem recebe ou está na fila do bolsa família, entenda

Justiça atende pedido do PSOL e proíbe tratamento precoce contra covid-19 em Porto Alegre

A técnica de enfermagem, que foi filmada no momento da falsa aplicação, foi afastada e será ouvida nesta segunda-feira (15) em um procedimento interno. Segundo a prefeitura, a profissional é contratada para realizar a imunização na cidade. O município também informou ter aberto um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas e recebimento de denúncias.

Em Niterói, o vídeo mostra o momento em que a técnica insere a seringa e não aplica a dose em um idoso. De acordo com a prefeitura de Niterói, a enfermeira foi afastada da função e será investigada pela Secretaria Municipal de Saúde.

"A família do idoso foi imediatamente contactada e acolhida. Uma visita foi agendada para o mesmo dia, no qual o médico e a enfermeira responsável realizaram a aplicação da vacina na casa do idoso", disse a prefeitura, em nota.

Na capital fluminense, os profissionais que aplicam a vacina foram orientados a mostrar a seringa sendo cheia de imunizante antes da aplicação. Tudo para evitar fraudes e dar mais segurança no processo. Além disso, familiares são autorizados a filmarem e fotografarem o momento da vacinação.

FONTE: CNNBRASIL.COM.BR


Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();