O QUE SIGNIFICA TORRE DE BABEL?




Após o dilúvio, Deus ordenou que o homem se espalhasse e povoasse a terra (Gênesis 9:7).

Mas contrariando a ordem de Deus, aquela população resolveu se unificar.

E aconteceu que, um grupo partiu do oriente, e acharam uma planície na terra de Sinar; e passaram a morar ali. Passado um tempo, se organizaram a fim de fazer tijolos e queimá-los, fazendo o tijolo por pedra, e o betume por cal.

Está relatada no capítulo 11 de Gênesis, primeiro livro da bíblia, autoria atribuída pela tradição ao profeta Moisés.

De acordo com as escrituras, toda a terra possuía uma mesma língua, um único idioma. E os homens não tinham dificuldade em se comunicarem.

Posteriormente, entraram em consenso de edificar uma cidade e uma torre cujo topo tocasse os céus, e dar a esta torre um nome, para que o povo que ao redor dela habitasse não fosse espalhado sobre a face de toda a terra.

LEIA TAMBÉM: Biden autoriza uso de Bandeira LGBT em órgãos do governo

Farmacêutica americana anuncia medicamento capaz de de prevenir a Covid-19; entenda

Infectologista é a primeira pessoa a tomar a cobiçada Vacina de Oxford no Brasil

Após esta decisão, o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens estavam construindo.

Consta que o próprio Senhor disse “Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma linguagem. Isto é apenas o começo e agora, não há restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua língua, para um que não entenda a língua do outro” (Gn 11,6:7). De sorte que o Senhor os dispersou e pararam de edificar a cidade.

O que significa “Torre de Babel”?

Torre de Babel é o nome popularmente adotado para se referir à torre da cidade de Babel.

A palavra para torre é migdol, que significa “torre de vigia”. A palavra “Babel” vem de bavél, e significa “portão de Deus” pela combinação do acadiano bab com o hebraico el. A palavra “Babel” tem uma origem hebraica, vem de balal, que significa confundir ou confusão, mistura. A história da Torre de Babel é uma passagem bíblica, e diz respeito à comunicação entre os povos.

Certo é que o nome Babel se tonou sinônimo de lugar do juízo de Deus, onde houve a confusão das línguas e o início das diferenças idiomáticas.

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();