URGENTE: Anvisa suspende testes da vacina chinesa após morte de voluntário


CoronaVac está em estudo no Instituto Butantan, em São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou, nesta segunda-feira (9), a suspensão imediata dos testes clínicos com a vacina CoronaVac, produzida no Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com o laboratório chinês SinoVac. A vacina está na terceira e última fase de testes.

De acordo com a Rádio CBN, o motivo da interrupção foi a morte de um voluntário, registrada no dia 29 de outubro. Segundo a rádio, o voluntário não tinha Covid-19 e ainda não se sabe a causa da morte.

A Anvisa, no entanto, não especificou o motivo da suspensão. O órgão afirmou apenas que a interrupção acontece por causa de um “evento adverso grave”, que pode incluir morte, risco imediato de morte, incapacidade ou invalidez, internação hospitalar, anomalia, transmissão da doença ou “evento clinicamente significante”.

LEIA TAMBÉM: China fecha acordo com a Sueca AstraZeneca para fornecer vacina contra covid-19 para população chinesa

O órgão afirmou que “compromissos de confidencialidade assumidos no protocolo de desenvolvimento” da vacina não permitem que a causa da interrupção seja divulgada.

– O evento ocorrido no dia 29/10 foi comunicado à Anvisa, que decidiu interromper o estudo para avaliar os dados observados até o momento e julgar sobre o risco/benefício da continuidade do estudo – diz um trecho da nota da Anvisa.

Com a determinação, nenhum voluntário poderá ser vacinado até segunda ordem.

Mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria, que vem apostando no desenvolvimento da vacina chinesa, anunciou que o estado importaria 120 mil doses até o dia 20 deste mês. Doria ainda não se manifestou sobre a interrupção dos estudos.

FONTE: PLENO.NEWS

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();