PT fica sem capitais pela primeira vez na história



SÃO PAULO - Com as derrotas de seus candidatos no segundo turno em Vitória e no Recife, pela primeira vez na história não conquista nenhuma capital no país.

O resultado foi pior do que em 2016 quando a sigla, desgastada com a Operação Lava Jato, havia conquistado apenas a prefeitura de Rio Branco (AC). Desde 1985 o PT conquistou pelo menos uma capital em todas as eleições municipais até então.

Atualmente, contudo, o PT já não administra nenhuma capital, pois petista Marcus Alexandre foi eleito prefeito de Rio Branco, mas em 2018 ele renunciou ao cargo para concorrer ao governo do Acre. E acabou perdendo.

O PT, que já administrou duas vezes a maior cidade do país, chegou ao recorde de nove capitais em 2004, no segundo ano do mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tanto em 2000 quanto em 2008 o PT conquistou seis capitais.

Além de ficar de fora das capitais, o PT teve seu pior desempenho na história na cidade de São Paulo. Jilmar Tatto, o candidato do partido na capital paulista, ficou em sexto com 8,6% dos votos.

FONTE: GLOBO.GLOBO.COM

2 comentários:

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();