EUA e Índia assinam grande pacto de defesa ‘BECA’


Em 27 de outubro de 2020, a Índia finalmente selou o pacto de defesa ‘Acordo de Cooperação e Intercâmbio Básico (BECA)’ com os Estados Unidos, que estava pendente desde 2016, informou a Financial Express. 

O acordo foi assinado por altos funcionários dos EUA, incluindo o Secretário de Estado, Mike Pompeo, e o Secretário de Defesa, Mark Esper, com seus colegas indianos, o Ministro das Relações Exteriores, S. Jaishankar, e o Ministro da Defesa, Rajnath Singh, durante a terceira edição do Diálogo Ministerial Indo-EUA 2 + 2 em Nova Delhi.

Durante uma entrevista coletiva, o Ministro da Defesa da Índia, Singh, chamou o Pacto ‘BECA’ de um “movimento significativo” e saudou o surgimento da parceria estratégica indo-americana em um novo nível.

O pacto BECA é um pacto de cooperação geoespacial que permite que ambas as nações troquem dados classificados, não-classificados e controlados com compartilhamento de inteligência de alto nível. Esse intercâmbio inclui logística geoespacial, dados topográficos, náuticos e aeronáuticos, com serviços de escala estratégica entre a rede de inteligência da Índia e da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos (NGA).

O pacto BECA é o acordo final dos quatro acordos fundamentais que os EUA assinam com a Índia para alavancar a interoperabilidade com eles como aliados. Os EUA também assinaram quatro importantes Memorando de Entendimento, incluindo de Cooperação Técnica em Observação da Terra e Ciências da Terra; de Acordo regularizado para estender a duração do Memorando de Entendimento em cooperação com o Centro Global para Parceria de Energia Nuclear com a Índia; de Acordo para Troca Eletrônica de Dados Aduaneiros entre as Operações Postais de ambas as nações, e um último de Carta de Intenções para Pesquisa em Ciências Ayurvédicas (conhecimento médico desenvolvido na Índia).

Anteriormente, a Índia assinou o Acordo Geral de Segurança de Informações Militares (GSOMIA), em 2002. Mais tarde, sob o Governo Trump, os EUA aumentaram a cooperação com a Índia assinando um acordo histórico de logística, o ‘Logistics Exchange Memorandum of Agreement (LEMOA)’, que foi seguido pelo acordo de Compatibilidade e Segurança nas Comunicações (COMCASA- Communications Compatibility and Security Agreement) em 2018 e, agora, o BECA, para concluir os quatro acordos fundamentais entre os EUA e a Índia.

Depois de assinar o BECA, a China cancelou as negociações de fronteira com a Índia que estavam sendo convocadas para resolver o conflito de fronteira no Vale de Galwan.

A cada acordo, os EUA estão fortalecendo seu relacionamento com a Índia nos setores de defesa e inteligência. Por meio dessas etapas, ambas as nações marcam o caminho para uma cooperação de segurança mais ampla no Indo-pacífico e aumentam o poder da região do The QUAD, uma aliança estratégica informal de quatro democracias do Indo-pacífico: Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália.

FONTE: CONEXAOPOLITICA.COM.BR

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();