Família é informada sobre óbito e encontra paciente viva em hospital

Idosa de 82 anos foi internada no hospital do Mandaqui, na zona norte de São Paulo após sofrer um AVC. Enfermeira foi afastada e uma sindicância, aberta

Uma sindicância foi aberta pelo Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na zona norte de São Paulo, após uma família ter sido informada sobre a morte de uma paciente que, na verdade, estava viva. Uma enfermeira responsável pela informação equivocada foi suspensa, informou o hospital na tarde desta quarta-feira (5).



O hospital pediu desculpas à família pelo ocorrido e disse que a funcionária ficará afastada até que os fatos sejam apurados e decididas as providências a serem tomadas.
A paciente, de 82 anos, estava internada desde 29 de julho com diagnóstico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infecção do trato urinário. O filho dela contou que após realizar uma tomografia, a equipe médica constatou que o AVC foi leve e que a idosa permaneceu no corredor do hospital.

Mais tarde, o hospital avisou a família por telefone que o quadro clínico da paciente havia piorado e ela tinha sido encaminhada a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No dia seguinte, data do aniversário dela, a equipe médica informou que a paciente teve morte cerebral.

A família solicitou os exames e prontuário da idosa, pois planejavam transferi-la para outra unidade de saúde. Todavia, a equipe médica se negou a entregar os documentos.

Na manhã desta quarta-feira, o hospital pediu que a família comparecesse à unidade para constatar o óbito da paciente. Entretanto, chegando a UTI, a paciente estava viva e em coma induzido.

De acordo com a família, a Polícia Militar foi acionada e um médico, conduzido à delegacia. A família tentou registrar um boletim de ocorrência no 20° Distrito Policial da Água Rasa, que se recusou a registrá-lo. A Polícia Civil esclareceu que a autoridade policial entendeu que não havia responsabilidades criminais para apurar no caso citado e que o delegado titular da unidade está à disposição para conversar com a família.

Fonte: R7.COM

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();