Twitter investiga e desmente manipulação coordenada, Não há uso de "Robôs Pró BOLSONARO"

Anúncio da empresa contraria acusações de parlamentares e personalidades que acusam Bolsonaro, Trump e outros políticos de sustentarem perfis robôs.

Contrariando narrativas da esquerda, uma investigação interna do Twitter concluiu que não há presença massiva de robôs em conversas específicas na rede social.

Segundo a equipe do Twitter Comms, a investigação conduzida “não encontrou manipulação coordenada generalizada, mas seguirá acompanhando de perto essas conversas na plataforma”.

Neste domingo, 5 de abril, a rede social publicou uma ‘thread’ sobre o assunto:



“Temos visto matérias baseadas em pesquisa sobre a suposta presença massiva de robôs em conversas específicas no Twitter no Brasil. A respeito deste tema, gostaríamos de esclarecer que (segue o fio):

LEIA TAMBÉM: 

Mandetta se recusa a assinar decreto para liberar cloroquina em pacientes com Coronavirus, medicamento é o mais eficaz contra Covid-19

Aplicativos e pesquisas de terceiros que se valem de nossa API para tentar adivinhar se contas são robôs têm se mostrado metodologicamente falhos porque só acessam sinais externos das contas;

essas informações são muito limitadas em relação àquelas de que o Twitter dispõe para determinar se uma conta é ou não uma automação indevida, o que pode levar a falsos positivos.



Inferências como essa não levam em conta as medidas defensivas do Twitter para garantir que o conteúdo automatizado não influencie as conversas na plataforma, uma vez que essas iniciativas não são refletidas em tempo real na base de dados utilizada por terceiros para pesquisa.

O Twitter conduziu uma investigação interna sobre as conclusões da pesquisa e não encontrou manipulação coordenada generalizada, mas seguirá acompanhando de perto essas conversas na plataforma.”

Em 3 de abril, a Veja e outros veículos de comunicação publicaram reportagens de uma suposta ‘pesquisa’ que acusava usuários conservadores de serem robôs na rede social.

Fonte: conexaopolitica.com.br


Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();