Você viu? Após 43 anos, BR-163 é totalmente asfaltada pelo Governo Bolsonaro

Serviço foi feito pelo 8º Batalhão de Engenharia e Construção.

Durante anos, o escoamento da safra ao Porto de Miritituba (PA) foi marcado por longas filas de caminhões atolados e motoristas parados há dias (e até semanas) na estrada.

Falta pouco mais de um mês para os agricultores das regiões norte e médio-norte de Mato Grosso iniciarem a colheita da soja. A expectativa é de que, pela primeira vez, o escoamento da safra rumo ao porto de Miritituba, no Pará, não registre cenas que se tornaram comuns nos últimos anos: longas filas de caminhões atolados, motoristas parados há dias (e até semanas) na estrada em uma espera que nunca tinha data certa para acabar.


Pouco mais de quatro décadas após a sua inauguração, em 1976, a pavimentação total da estrada finalmente se tornou realidade. A informação foi divulgada nas redes sociais do Exército Brasileiro, e repostada pelo Ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas.

Considerada o segundo maior corredor logístico do Brasil, a BR-163 atingiu 100% de extensão pavimentada. O serviço foi realizado por militares do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC), e deve beneficiar todos os transportes que fazem o fluxo de carga e comércio dos portos da Região Norte.

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para comentar a conclusão da obra, e afirmou que a pavimentação diminuirá o custo para exportação de produtos brasileiros.

A conclusão da BR-163 foi uma das promessas do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ao assumir a pasta. “Estamos redirecionando a logística do país para o Norte, porque teremos menores distâncias para os mercados consumidores da Ásia e da Europa. Seremos mais competitivos e vamos diminuir o custo para o produtor.


Émais dinheiro que sobra para novos investimentos e mais empregos gerados. [Com essa obra] o Brasil volta a ser um grande player no cenário internacional”, afirmou em entrevista à TV Brasil, em Brasília.

O ministro afirmou que haveria ainda a possibilidade de criar concessão de trechos da BR-163, e revelou que o ministério já fez estudos aprofundados sobre a viabilidade da privatização. “Acredito que essa concessão [da BR-163] deve ocorrer em 2020”, concluiu o ministro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


3 comentários:

  1. Vamos manter nosso Presidente Bolsonaro, que é honesto e quer fazer do Brasil um país rico, na Presidência da República por 8 anos e depois cada filho dele por 8 anos.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos em um país democrático, eu também votei no Bolsonaro, porém, não devemos perpetuar ele e nem outro no poder. Temos sempre que estar renovando os nossos governantes.Experiencias anteriores provam isso.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos em um país democrático, eu também votei no Bolsonaro, porém, não devemos perpetuar ele e nem outro no poder. Temos sempre que estar renovando os nossos governantes.Experiencias anteriores provam isso.

    ResponderExcluir

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();