Jornal americano chama Rio 2016 de 'Olimpíada da sujeira e da imundície'

A poluição das águas do Rio de Janeiro não é de hoje que a é um dos principais pontos de críticas de toda a imprensa  internacional e nacional. O tema pode até ter parado um pouco nas ultimamente dando lugar ao zika vírus, porém a duas semanas dos Jogos Olímpicos voltou a ganhar atenção.

Nesta terça -feira, o jornal norte-americano The Washington Post, que é um dos mais importantes do mundo, divulgou uma matéria  denominada "O lago em frente ao Parque Olímpico do Rio é tão suja e poluída que os peixes estão boiando na superfície morrendo".

Essa reportagem lembra que o governo brasileiro tinha prometido deixar limpar 80% da água dos esgotos na Baía de Guanabara. Porém , essa meta não foi cumprida e estacionou nos 50%. O documento também cita mais duas lagoas a lagoa de Jacarepaguá e a lagoa Rodrigo de Freitas.

O jornal disse, o Brasil prometeu " verdes jogos por um planeta muito azul" e no entanto  , terá a "Olimpíada da imundície".

"Sempre que  citamos sobre o legado ambiental, pensamos em saúde pública. Neste aspecto, o Rio é uma derrota", disse o oceanógrafo David , que estudou as águas do Rio de Janeiro por décadas.

O Washington Post disse o "cheiro é horrível e  podre" no entorno de todo Parque Olímpico e falou com pescadores da região , que falaram que "a lagoa está morta" e que os  animais aquáticos costumam flutuar mortos pelas águas cinzentas.

A reportagem fala que as comunidades da zona Oeste do Rio, o local do Parque Olímpico e Vila Olímpica, rapidamente crescera muito nas últimas décadas e a infraestrutura de saneamento não acompanhou o ritmo.

O porta-voz da Secretaria do Meio Ambiente do Rio disse, sob condição secreta, que os esforços para despoluir os lagos estão ainda mais poluídos por conta da "falta de coesão entre os diferentes órgãos governamentais responsáveis."

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();